sexta-feira, 8 de julho de 2011

Lição de Casa??????????????????

Lição de casa para quê?
Autor(es): Camila Guimarães
Época - 04/07/2011




Um movimento contra a tarefa escolar ganha força nos Estados Unidos. Por que os pais brasileiros também deveriam se preocupar



Quem nunca testemunhou a batalha entre pais e filhos na hora de fazer a lição de casa? O que deveria ser um momento doméstico dedicado aos estudos e à aproximação dos pais com a realidade escolar dos filhos se transforma em horas de angústia e brigas. De um lado, as crianças argumentam que tanta repetição de exercícios não serve para nada. De outro, pais preocupados com o desempenho de seus filhos batem o pé e cobram disciplina. Agora, com um novo movimento nas escolas americanas, as crianças podem ter razão.

A onda antilição de casa que ganha força na rede pública dos Estados Unidos é liderada pelos pais. Eles afirmam que seus filhos estão sobrecarregados com mais de duas horas de lição de casa por dia, depois de passar sete horas na escola e ainda cumprir atividades extracurriculares, como esportes ou trabalho voluntário. Os pais afirmam ainda que tanta lição de casa não ajuda a aprender mais. Ao contrário. O excesso prejudicaria o desempenho, principalmente dos mais novos.

Pesquisas científicas sustentam a bandeira do movimento. "Especialmente entre os alunos menores, não há relação entre fazer lição de casa e aprender melhor o conteúdo ensinado", diz Harris Cooper, professor da Universidade Duke, na Carolina do Norte, e o maior estudioso do assunto nos EUA. As evidências mais fortes de conexão entre lição de casa e aprendizado aparecem para os alunos mais velhos, do ensino médio. "Mas há um limite para o volume de tarefas, senão o efeito pode ser prejudicial", afirma.

u_1107_13562fe

Um comentário:

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Achei alguém que pensa como eu!!!
Eu sempre me rebelei, amiga. Lição de casa é tão relativa em termos de aprendizagem.
Ótimo post. Parabéns, prô!
Beijoooos!