sábado, 15 de outubro de 2005

Canoa Quebrada



Canoa Quebrada, 365 dias de férias por ano
por Mariana TrigoEditoria Férias Brasil
Na constelação das praias de Aracati, apenas uma estrela brilha insólita, com um carisma comparável ao de uma grande diva: Canoa Quebrada. Ela é protegida por um mar pacato, sinuosas falésias e as maiores dunas do Ceará, pinceladas por todas as cores da aquarela da natureza, bailando impávida nos diversos ritmos tocados por todos que a veneram. Habitada por nativos e imigrantes de diversas partes do planeta, Canoa é a reunião dos ritmos, o casamento do reggae com o forró e do dance com o axé.
Sem lenço, sem documento
Esta antiga vila de pescadores em Aracati foi descoberta para o turismo em meados dos anos 70, por um grupo de hippies que se apaixonou pela hospitalidade com que foi recebido pelos nativos que habitavam este cenário cinematográfico a apenas 173 km de Fortaleza. Hoje, além da eterna paisagem deslumbrante, as maiores atrações para aproveitar o sol forte de Canoa são os passeios de bugre pelas dunas da praia, admirar as falésias avermelhadas e afogar o calor em um mergulho refrescante nas águas calmas deste acolhedor mar de um verde quase azul.
Reserve um dia para navegar nas jangadas, outro para andar a cavalo na praia e esquecer a hora, deixando o vento lhe guiar pelas dunas quase desertas. Para os mais aventureiros, que tal praticar esquibunda, desbravar as vilas de pescadores em longas caminhadas e descobrir trilhas ecológicas que cortam Canoa Quebrada?
Quando o sol começar a deitar no mar, vá correndo para cima de uma duna e você terá um dos maiores espetáculos do nordeste. Dizem que este pôr-do-sol visto por apaixonados sempre termina em casamento. Depois de todo este SPA energético, recupere o fôlego, porque a noite, que é o mais quente de Canoa, ainda nem começou.
O tempero da Canoa
Se durante o dia o prato principal gira em torno de lagostas, peixes, arraias, camarões, ostras e caranguejos, à noite todos os gatos viram pardos. Além de todos estes frutos do mar, muitas outras delícias estão fumegando nas panelas, que em breve estarão à postos para o seu bel prazer. Para isso, a Broadway será quase sempre o seu destino. Calma, não estamos falando da terra do Tio Sam, mas da única rua de Canoa que ao mesmo tempo é point e endereço da maioria dos bares, boates e restaurantes do vilarejo. Para degustar as maravilhas da cozinha regional e uma carne assada que se derrete a cada garfada, conheça o Restaurante Cabana, que fica no meio da Broadway. Se você prefere fugir da badalação, o Restaurante Tenda do Cumbe, de frente para o mar, é outra tranqüilidade. Experimente o famoso "trio da casa", um prato com lagosta, camarão e peixe, tão farto que dá para três pessoas comerem bem.
A Broadway do nordeste
Mas, se você já está mais do que alimentado e doido para cair na gandaia, não fuja da Broadway. O agito da rua começa por volta das 22 h e só termina quando o dia já raiou. Um dos points mais movimentados é o Bar Todo Mundo, ponto de encontro da geração saúde e dos estrangeiros que curtem rock e blues, comandado pelo DJ suíço Cristiano. Se a fome apertar, saboreie o tentador caldo de piranha da casa. Quem prefere o embalo da Jamaica, o Bar do Reggae atrai este pessoal de dreadlocks desde os anos 80. Aqui, Bob Marley é Deus e os drinques quentes são o manjar dos deuses. Para um pit stop antes de continuar sua tour noturna, coma um sanduíche, um suco ou café no Coffee Shop, um pequeno espaço cultural de Canoa que funciona até às 3 h da manhã. Se gostar, pode ficar, porque a música ao vivo do café é uma boa pedida.
Cansou da calmaria? Chegou a hora de entrar no ritmo. Forró, dance, rock e axé se misturam nas boates Pokoloco e Eu Quero Mais, abertas até às 5 h da manhã. Daqui, só lhe resta ver o sol nascer na praia e desmaiar na cama da pousada, porque daqui há pouco começa tudo outra vez.
O foco da arte de Canoa
Esta Meca dos mochileiros faz com que todos os visitantes saboreiem o gosto das férias durante o ano inteiro. Este sabor, difundido pelo mundo por cineastas franceses e cariocas nas filmagens do longa Le Gabruges, gravado aqui há algumas décadas, miscigenou raças e divulgou Canoa para o mundo, atraindo forasteiros de todas as partes. Muitos, moram aqui até hoje e vivem da agitação noturna da Rua da Broadway. Eles convivem muito bem com os nativos que produzem as ricas paisagens de Canoa nas garrafinhas com areias coloridas e o labirinto, um tecido tramado com desenhos geométricos, arte que resiste por várias gerações de mulheres da região. Não se esqueça de comprar este artesanato para levar um pedacinho do vilarejo com você.
Fique por dentro
Canoa Quebrada assim foi batizada por ter sido o cenário de uma batida de uma embarcação portuguesa em uma pedra, fazendo com que o navegador Francisco Ayres da Cunha doasse a Canoa Quebrada à um pescador da região que assistira ao incidente.
htlm

Nenhum comentário: